Jogos artísticos
Jogos artísticos são jogos feitos para serem contemplados e feitos para que o jogador sinta uma sensação ou entenda uma ideia. Meus amigos mais próximos fazem outro tipo de jogo: o jogo como produto.
A diferença é que o jogo como produto tem como principal objetivo lucrar. Agora, não é porque o jogo tem um objetivo de lucrar que ele não pode ter elementos artísticos, mas só tô falando que a arte é deixada de lado ou pelo menos filtrada para tirar as partes que os jogadores vão odiar ao ponto de reembolsar. A mesma coisa funciona para os jogos artísticos: o lucro é desejado, porém fica em segundo plano.
A minha maior inspiração nesse quesito é o Braid do Jonathan Blow, um game designer genial mas que geralmente é taxado como elitista por ter uma baixa tolerância com erros, o que eu não gosto, mas também não faz dele um elitista, ok? Ok.
O Braid foi um sucesso de vendas, e ainda sim é um jogo artístico. Agora, uma confusão comum que eu tive é falar que jogos artísticos não tem game design, isto é: não é divertido ou não tem uma estrutura definida. Muito pelo contrário, os jogos artísticos tem o puro suco do game design, que na minha opinião é a quebra de expectativa sobre o jogo. Se o seu jogo é previsível, provavelmente ele é ruim. Eu não digo previsível nas regras, mas digo um jogo que seja vazio de surpresas ou estímulos.
Um jogo feito apenas para vender pode ser bom, mas eu não concordo com isso nem no pior caso. A maioria das pessoas desejam uma experiência que vai além de:
-
Gastar 2,29 no jogo
-
Jogar até acabar
-
Dar review
-
Repetir
E eu acho que, até no ponto de vista do mercado, estão faltando jogos realmente artísticos e que focam em dar experiências e não receber dinheiro. Jogos que são artísticos são normalmente feitos por pessoas que não tem nada a perder porque estão no fundo do poço. Eu não tenho capacidade de explicar isso, então, se você souber inglês eu recomendo o canal Design Theory e o seu vídeo sobre como a sociedade mata a criatividade.
Eu tenho um projeto, o sausage cat. É um jogo sobre um gato que pode esticar e tem o formato de uma salsicha. Antes de refletir, eu queria muito fazer um jogo como produto, pois eu gosto de dinheiro, mas percebi que: esse jogo seria uma bosta se fosse um puzzle sokoban genérico com 100 fases. Então por isso eu decidi fazer uma versão expandida dele, o jogo ainda vai ser lançado e ainda vai se chamar sausage cat.
Deixe um comentário